O que é o ECC?

Minha foto
Paróquia nossa Senhora da Conceição de Quixeré, Ceará, Brazil
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

domingo, 14 de novembro de 2010

BREVE HISTÓRICO DA CIDADE DE QUIXERÉ/CE


BREVE HISTÓRICO DA CIDADE DE QUIXERÉ/CE

Data da Criação: 11/04/1957.
Instalação: 25/03/1957.
Toponímia: talvez de origem Tapuia, o seu significado, é desconhecido.
Variação Toponímica: Desmembrado de Russas. Padroeira: Nossa Senhora da Conceição.
Dia: 08/12.

História: Em suas origens, constam como referencial os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Cosme, pioneiros no assentamento de residência no reduto (1840). Desses assentamentos, complementados por outros moradores, formar-se-ia a povoação cujo primitivo nome consigna-se como sendo Tabuleiro.

Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila, com o nome atual, provém do Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, e a Município conforme Lei nº 3.573, de 11 de abril de 1957, tendo sido instalado a 15 de maio do mesmo ano.Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial precedem à existência de igreja no reduto, quando na residência de Mendes Medeiros reuniam-se os fiéis, tendo como assistente eclesiástico o padre Joaquim Domingues Carneiro, vigário de Russas.
Segundo determinação de D. Lino Deodato, transferiu-se para essa comunidade em formação, o padre Agostinho Afonso (italiano), a quem coube plantar, inicialmente um cruzeiro, cuja localização se tem como referência o lugar onde posteriormente seria edificada a Igreja-Matriz.

A pedra fundamental da capela, guarda como registro o ano de 1862, porém ainda a figurar em dimensões não condizentes com as necessidades do momento. Reformada e ampliada conforme trabalho realizado pelo padre Joaquim Rodrigues de Menezes, passou por segunda reforma, transformando-se em Igreja-Matriz. A transformação da Freguesia em Paróquia, tem como registro a data de 29 de setembro de 1941, constando como primeiro vigário o padre Francisco José de Oliveira.
Formatação (Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, colocar Nome e Cidade.
Grato.