O que é o ECC?

Minha foto
Paróquia nossa Senhora da Conceição de Quixeré, Ceará, Brazil
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Conhecendo Jesus nos evangelhos?

Conhecendo Jesus nos evangelhos?


E, por tal via, confessarmos que O conhecemos pela fé, e, ainda assim, nos deixarmos levar por tantas outras coisas chamadas “espirituais” que nada têm a ver com Jesus ou com o espírito do Evangelho?

“Paulo” falou de conhecer Jesus no espírito e conhecer Jesus segundo a Carne.

Ora, conhecer Jesus segundo a carne é conhecer apenas o “Jesus-Informação-Histórico-Religiosa”. Nos dias de “Paulo”, essa denúncia também incidia sobre aqueles que se diziam discípulos de Jesus, mas viviam na Lei, e não na Graça.

Jesus também é uma informação histórica — afinal Ele existiu, e nós não estávamos lá quando isso aconteceu, razão pela qual dependemos completamente das descrições que os evangelhos fazem de Jesus a fim de melhor discernir Seu espírito, no entanto, a percepção de Quem Ele era só acontece como revelação de Deus no coração. Do contrário, a pessoa pode até confessar a Jesus como Senhor, mas fazer isso como crença religiosa, e não como o fruto de uma relação de Conhecimento, intimo com Jesus.

Jesus “gastou mais energia” nos encontros com escribas, fariseus, saduceus e autoridades do Templo do que com qualquer outra forma de oposição. Seus suspiros de angústiantes sempre foram provocados por estes.

É esse conhecimento de Jesus segundo a carne, apenas como informação histórica e dogmática, o que mais drena a energia espiritual de quem deveria estar pregando o Reino de Deus, e não sendo explorado por algumas religiões. Eu digo que talvez 80 por cento do que suga a nossa energia na “causa cristã” nada tem a ver com Jesus segundo o espírito, mas apenas com o Jesus segundo a carne.

Conhecer Jesus apenas segundo a carne faz mais mal do que não conhecer Jesus de modo algum. Isso porque nenhuma perversidade é mais chocante do que aquela que se faz em nome de Jesus ou que dizem ser feito em nome dEle.

“Paulo” um dia conheceu Jesus como informação histórica apenas, e dedicou-se a acabar com Ele na Terra. Transpirava ódio. Ficou perverso. Torturou. Fez muitos sentirem tanto medo e dor que negaram a própria FÉ.

Conhecer Jesus segundo o espírito é conhecer o espírito do Evangelho, e, no poder e na liberdade no Espírito Santo, experimentar o Evangelho como supremo benefício para a vida.

Conhecer Jesus segundo a carne é como olhar para um Objeto do lado de fora, observando-o. Já conhecer Jesus segundo o espírito, é como ver “de dentro” da Pessoa dEle.

Deus é visto muitas vezes “de fora” e não “de dentro” dEle.
“Estar em Cristo” é de fato estar em Cristo. Se pode também dizer: “Cristo vive em mim!” e eu nELE.

Formatação (Junior e fatinha **casal pos-encontro 2009/2010**)

 

Um comentário:

  1. Você é feliz por ser católico?
    EU SOU FELIZ POR TER JESUS EM MEU CORAÇÃO!

    ResponderExcluir

Por favor, colocar Nome e Cidade.
Grato.