O que é o ECC?

Minha foto
Paróquia nossa Senhora da Conceição de Quixeré, Ceará, Brazil
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

terça-feira, 10 de maio de 2011

49ª Assembléia Geral da CNBB

49ª Encontro Nacional dos Bispos do Brasil começou nesta quarta dia 04, em aparecida (sp), e vai até 13 de maio e elegerá também o novo presidente da entidade.

Uma missa abriu na manhã desta quarta-feira (4) a 49ª edição da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Este ano, dois temas centrais serão abordados: a eleição do novo presidente da CNBB e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. O encontro vai até 13 de maio.

Para dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e porta-voz da Assembleia, esses oito dias de encontro do episcopado são um momento de reflexão sobre os atos da sociedade e da Igreja. “Toda assembléia é uma oportunidade de encontro dos bispos do Brasil, de fazer uma reflexão social, política, da caminhada da Igreja e das pistas para o futuro dela”, afirmou o religioso, que negou ser candidato ao cargo de presidente da CNBB.

O cargo atualmente é assumido por dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG). “Termino agora meu mandato. Sou alguém que tem que assumir a Igreja onde quer que esteja”, afirmou Tempesta, que preside a Comissão Pastoral para a Cultura, Comunicação e Educação da CNBB.

Além desta, existem outras nove comissões episcopais subordinadas à CNBB e os novos presidentes delas também serão eleitos no evento de Aparecida, cidade conhecida por seus romeiros e vocação religiosa.

A eleição da nova diretoria da CNBB - além da presidência, serão escolhidos o vice-presidente e secretário-geral da conferência – deve ocorrer nos últimos dias da assembléia. São 336 bispos inscritos na assembleia e, exceto os 40 eméritos (já aposentados), eles têm direito a voto. 

O encontro dos bispos ocorre pela terceira vez na cidade paulista do Vale do Paraíba. Aparecida sediou a 2ª Assembleia Geral da CNBB em 1954 e a 8ª edição do evento no ano de 1967. Na sessão de abertura, na manhã desta terça, dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou que considerou “acertada” a mudança do local do encontro anual de Itaici, em Indaiatuba (SP), para Aparecida.



Fonte: G1, CNBB.
_________________________________________
Edição Junior e Fátima- ECC/Quixeré-Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, colocar Nome e Cidade.
Grato.