O que é o ECC?

Minha foto
Paróquia nossa Senhora da Conceição de Quixeré, Ceará, Brazil
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Irmã Dulce é beatificada em Salvador.



religiosa baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce (1914-1992), foi beatificada em cerimônia neste domingo (22) em Salvador.Conhecida como “anjo bom da Bahia” em razão de seu trabalho assistencial, Irmã Dulce passa a ostentar a denominação de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Com a beatificação, fica a um passo de receber o título de santa pela Igreja Católica Apostólica Romana, principal ramo do catolicismo no País. 
A beatificação é a etapa que antecede a canonização - o título de santa será concedido caso haja comprovação, com aval do Vaticano, de mais um milagre atribuído à religiosa. O beato é tido pelo Vaticano como exemplo para fiéis católicos pelo mundo.

Em outubro de 2010, o Vaticano reconheceu o primeiro milagre intercedido por Irmã Dulce, cujos detalhes foram divulgados na semana passada. A freira teria motivado a recuperação de uma mulher sergipana, desenganada após sofrer 28 horas de hemorragia durante o parto.
Para a Igreja Católica, uma graça é considerada milagre se atender a quatro pontos: instantaneidade (graça alcançada logo após o pedido), perfeição (atendimento completo do pedido), durabilidade e permanência e suposta não-explicação pela ciência.
Cerimônia sob chuva
A celebração deste domingo, sob chuva forte em alguns momentos, reuniu milhares de católicos no parque de exposições de Salvador. Começou por volta das 14h, com uma apresentação artística. A missa teve início por volta das 17h, com cerca de 500 religiosos, entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas.
A beatificação se confirmou com a leitura de carta do papa que inscreveu Irmã Dulce na relação de santos e beatos da Igreja Católica. Houve ainda o anúncio da data de 13 de agosto como dia de celebração da festa litúrgica da beata.
Com a beatificação de irmã Dulce, o Brasil passa a contar com cerca de 70 beatos, candidatos potenciais a santos. Considerada a maior nação católica do mundo, com 73% da população católica pelo Censo 2000, o Brasil tem apenas um santo nascido no País, o Frei Galvão (1739-1822), canonizado em 2007 pelo papa Bento 16.
Bento 16 deu sequência à linha de seu antecessor, João Paulo 2º (1920-2005), beatificado neste mês e que fez da proclamação de santos uma forma de evangelização. “O Brasil precisa de santos, muitos santos”, é uma frase atribuída ao antecessor de Bento 16.
__________________________________________________
Edição Junior e Fatinha / ECC-Quixeré/Ce

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A IGREJA QUER QUE SEJAMOS PONTES AO INVÉS DE MUROS!

A IGREJA QUER QUE SEJAMOS PONTES AO INVÉS DE MUROS!


“Quando o diálogo fracassa, a indiferença e a violência o substituem”

Olá amigos!

Vamos ser Igreja! Lutar pelo sonho que Jesus carregou na cruz, o da UNIDADE: "Pai, que TODOS sejam UM!" Ser radical na fé não significa fechar-se para o diálogo numa espécie de fanatismo estéril! O cristianismo é a fé que gera AMOR e não ódio entre irmãos! A Igreja quer que sejamos PONTES ao invés de MUROS que causam divisão! Católicos e evangélicos, não só podem como devem dialogar para não frustrar o sonho de Cristo! Sejamos UM!

O sonho é ver uma Igreja viva e Jovem e que seja mais parecida com a Igreja Primitiva! Como nos sugere o padre Adriano Sella, em seu livro, "Por uma Igreja do Reino" precisamos de novas práticas para reconduzir o cristianismo ao essencial:

  • Ø Menos práticas de piedade e mais escolhas de vida;
  • Ø Menos livros religiosos, mais bíblia;
  • Ø Menos tarifas eclesiásticas, mais transparência;
  • Ø Menos correria mais presença;
  • ØMenos sacerdotes funcionários da liturgia, mais presbíteros apaixonados por Deus;
  • Ø Menos condenações, mais convivência;
  • Ø Menos doutrinação, mais discipulado;
  • Ø Menos aliança com os poderes, mais opção pelos pobres;
  • Ø Menos pedidos de graças, mais ações de graças;
  • Ø Menos certezas, mais profecia;
  • Ø Menos moralismo, mais humanidade;
  • Ø Menos conformismo, mais evangelho;
  • ØMenos fundamentalismo, mais diálogo ecumênico e inter-religioso!


________________________________________________
Edição: Junior e Fatinha- ECC/Quixeré-CE

terça-feira, 10 de maio de 2011

49ª Assembléia Geral da CNBB

49ª Encontro Nacional dos Bispos do Brasil começou nesta quarta dia 04, em aparecida (sp), e vai até 13 de maio e elegerá também o novo presidente da entidade.

Uma missa abriu na manhã desta quarta-feira (4) a 49ª edição da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Este ano, dois temas centrais serão abordados: a eleição do novo presidente da CNBB e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. O encontro vai até 13 de maio.

Para dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e porta-voz da Assembleia, esses oito dias de encontro do episcopado são um momento de reflexão sobre os atos da sociedade e da Igreja. “Toda assembléia é uma oportunidade de encontro dos bispos do Brasil, de fazer uma reflexão social, política, da caminhada da Igreja e das pistas para o futuro dela”, afirmou o religioso, que negou ser candidato ao cargo de presidente da CNBB.

O cargo atualmente é assumido por dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG). “Termino agora meu mandato. Sou alguém que tem que assumir a Igreja onde quer que esteja”, afirmou Tempesta, que preside a Comissão Pastoral para a Cultura, Comunicação e Educação da CNBB.

Além desta, existem outras nove comissões episcopais subordinadas à CNBB e os novos presidentes delas também serão eleitos no evento de Aparecida, cidade conhecida por seus romeiros e vocação religiosa.

A eleição da nova diretoria da CNBB - além da presidência, serão escolhidos o vice-presidente e secretário-geral da conferência – deve ocorrer nos últimos dias da assembléia. São 336 bispos inscritos na assembleia e, exceto os 40 eméritos (já aposentados), eles têm direito a voto. 

O encontro dos bispos ocorre pela terceira vez na cidade paulista do Vale do Paraíba. Aparecida sediou a 2ª Assembleia Geral da CNBB em 1954 e a 8ª edição do evento no ano de 1967. Na sessão de abertura, na manhã desta terça, dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou que considerou “acertada” a mudança do local do encontro anual de Itaici, em Indaiatuba (SP), para Aparecida.



Fonte: G1, CNBB.
_________________________________________
Edição Junior e Fátima- ECC/Quixeré-Ce.

Vídeo: João Paulo II é beatificado diante de 1 milhão de fiéis


    Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).
    Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.

Após a leitura, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. “Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato”, proclamou Bento XVI.
   A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.
Muitos aplausos e gritos de “Santo subito” (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.
  A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand – cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.
   O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos.
  A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde.
  Desde as primeiras horas da madrugada milhares de fiéis, entre eles poloneses, espanhóis, italianos, franceses e latino-americanos, fizeram fila para entrar no local.
   A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano.

______________________________________________
Edição: Junior e Fatinha-ECC/Quixere-CE

domingo, 8 de maio de 2011

08 de Maio, dia das Mães.


Ser mãe é ter a sensibilidade de educar com apenas um olhar, falar com um único gesto e orientar com o coração.
Cuidar de um ser antes mesmo do seu nascimento, permanecer ao seu lado para celebrar as vitórias e consolar nos momentos difíceis.
Hoje (08 de maio) por este dia maravilhoso queremos parabenizar todas as mães do mundo; também aquelas que não geraram o filho, mas são mães de coração; as que não estão mais conosco, mas fazem parte da nossa história e aquelas que torcem por nós que somos filhos em busca de sonhos e vitorias!
Parabéns.
Que Deus derrame suas bençãos a todas, sempre.
________________________________________________
Edição: Junior e Fatinha- ECC/Quixeré-CE