O que é o ECC?

Minha foto
Paróquia nossa Senhora da Conceição de Quixeré, Ceará, Brazil
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

domingo, 18 de dezembro de 2011

III MOTOROMARIA - Morada Nova a Canindé

DIVULGAÇÃO
III MOTOROMARIA - Morada Nova a Canindé
Fé sobre rodas

CONVITE

A Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova - Ceará, convida a todos da região do Vale do Jaguaribe a participar da III Motoromaria, saindo de Morada Nova ate Canindé

Realização: Terço dos Homens - Morada Nova - Ceará

Data: 22/01/2012 - Domingo

Inscrição: R$ 18,00 (referente à camisa do evento e ao suporte oferecido aos romeiros)
Programação:

Concentração: 04:00 da manhã na Praça Maestro Coutinho.
(praça do balão)

Saída: 05:00 da manhã com benção do vigário.
Monsenhor José Peixoto Alves

Apoio: PRE, PRF e DEMUTRAN.


Suporte: Ambulância, enfermeiros, mecânicos, peças de reposição e reboque.

INFORMAÇÕES:
Blog: beneditoetp.blogspot.com
Email: alfransbe@yahoo.com.br
Facebook: Benedito Francisco Alves
Twiter: @alfransbe

TELEFONES:
Casa Paroquial de Morada Nova: (88) 3422-2327
Irmão Marcos Vinícius (88) 3422-2810
Irmão Lucidênio: (88) 9964-9810
Irmão Benedito (85) 9617-8216/(88) 8808-8230
Irmão André Girão: (88) 8811-7637
Irmão Paulo Sérgio: (88) 9958-2082

Em peregrinação rumo ao reino de Deus aqui e agora.


_____________________________________________

Edição Junior e Fatinha
Casal Assessor Diocesano-ECC

A sociedade de consumo e o Natal!



"Você nunca dará conta das coisas que o mundo diz que você precisa para ser feliz!" “Padre Léo”

Algumas coisas não têm preço: JESUS, JESUS, JESUS! Pra outras, use seu cartão de crédito, mas com moderação. 

Chegamos ao final de mais um ano. Época de armar a árvore de Natal, enfeitar a frente de casa, receber o 13° salário, correria, compras, roupa nova, presentinhos, amigo secreto, confraternizações...

O Natal é a época mais linda do ano! Hora de Jesus renascer em cada coração! Todos se predispõem a ser bons! Quem nunca participou de um movimento pra arrecadar e doar presentes a crianças carentes? 


E quantos de nós durante o ano seguinte lembra que essas mesmas crianças continuam a ter necessidades? É que o espírito
 natalino aflora o que há de melhor em nós. Mas, basta passar e deixamos morrer em nós esse sentimento cristão.

Mês de
 dezembro é mês de... COMPRAS! Compramos de um tudo, nos endividamos até a alma para agradar a nós mesmos e a quem amamos! A palavra de ordem é SHOPPING, SHOPPING, SHOPPING!!! 

Não sejamos ANTAS! Criamos necessidades que não temos. Há sempre algo novo a ser adquirido e, assim, vamos nos afundando nesse círculo vicioso que a sociedade de consumo nos impõe. Nos endividamos para ter e dar o melhor e muitas vezes esquecemos o principal: o AMOR, a presença, o estar junto, a família unida e reunida.

Natal é tempo de graças, nasceu nosso Salvador! Celebremos e O coloquemos como o verdadeiro
 protagonistada data!

Claro, podemos sim ir às compras e presentear nossos entes queridos. Mas que não falte tempo pra comemorarmos a chegada do Menino Jesus.



Deus nos abençoe!
_____________________________________________________

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Artigo: Análise Bíblica sobre os Demônios. (Padre Felix)

Um dos grandes mistérios da teologia judaico-cristã é a existência do mal, porque Deus permitiu o seu surgimento, existência e os detalhes sobre a sua origem. Dois fatos, porém, são claros: ele existe e ele será derrotado.
 Textos como os de Ez. 28,12 – 15 e Lc.10,18 indicam que houve uma rebelião liderada por um anjo de luz (lúcifer), que, exercendo o seu livre arbítrio, optou pelo não-bem e pela ruptura de comunhão contra o Criador. Deus cria um lugar-estado (inferno) e para lá os lança (II Pe. 2,4).
 O chefe desses anjos caídos é denominado de lúcifer ou satanás (hebraico = adversário), recebendo outros, como: belzebu, belial, o maligno, o príncipe deste mundo, diabo (grego = instigador, acusador).
Satanás lidera os demônios que:
1. São seres espirituais com personalidade e inteligência. Como súditos de satanás, inimigos de Deus e dos seres humanos (Mt.12,43 – 45);
2. São malignos, destrutivos e estão sob a autoridade de Satanás.
3. São numerosos (Mc. 5,9; Ap. 12,41).
Eles mantêm a forma angélica, com a natureza voltada para o mal. Têm inteligência e conhecimento, mas não podem conhecer os pensamentos íntimos das pessoas e nem obrigá-los a pecar.
Há autoridade e organização no mundo inferior (Mt. 25,41), mas por não ser Satanás onipresente, onipotente e onisciente (atributos exclusivos de Deus), ele age por delegação a seus inúmeros demônios (Mt. 8,28; Ap.16,1 – 14).
A teologia cristã tem percebido, a partir da Bíblia e da experiência, os seguintes ministérios demoníacos:
a) indução à desobediência a Deus e aos seus mandamentos;
b) propagação do erro e da falsa doutrina;
c) indução à mentira (“pai da mentira”) e à corrupção;
d) provocação de rebeldia nas pessoas que sofrem provações;
e) influência negativa sobre o corpo, os sentidos e a imaginação;
f) influência sobre os bens materiais (apego vs. perda);
g) realização de efeitos extraordinários, com aparência de milagres;
h) indução a sentimentos negativos, como o temor, a angústia e o ódio;
i) promoção da idolatria, da superstição, da necromancia, da magia, do sacrilégio e do culto satânico.
O mal esteve agindo no Pecado Original (queda), e exerce continuamente a sua obra perversa até o fim dos tempos, como tentador (Gn. 3,1 – 5), caluniador (Jó.1,9 – 11), causador de enfermidades (Jó. 2,7) e arquienganador (Mt. 4,6).
Ele mantém permanente luta contra Deus e o seu povo, procura desviar os fiéis de sua lealdade a Cristo (II Co. 11,3), induzindo-os a pecar e a viver segundo os sistemas elaborados pela natureza corrompida ou “carne” (I Jo. 5,19).
Os cristãos devem conhecer, pelo estudo da Bíblia e da teologia, a natureza e o ministério do mal, para se conscientizarem e se precaverem.
O apóstolo Paulo nos exorta a nos fortalecer em Deus e no seu poder, resistindo firmes pois “a nossa luta não é contra os seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores desse mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef.6:12).
A disciplina devocional, com a leitura da Bíblia, a oração, os sacramentos, a busca de santidade, o desenvolvimento dos dons, a comunhão do Corpo, são antídotos contra o mal.
O ministério demoníaco contra as pessoas pode se dar de três maneiras:
a) tentação: apoio a opções negativas e atinge todos os seres humanos;
b) indução: (também chamada obsessão), uma ação mais íntima e contínua de “assessoria” à maldade, que atinge os descrentes e os crentes carnais;
c) possessão: quando os demônios se apoderam de corpos, controlando-os. Para a teologia evangélica clássica isso não pode acontecer a um convertido, cujo corpo é habitado pelo Espírito Santo.
Satanás e os demônios têm poder sobre os perdidos nesta vida e após a morte, que se destinam ao inferno.
Devemos estar advertidos para não cair em um dualismo de fundo zoroastrista. Satanás não é um ente contrário comparável a Deus.
Quem combate contra ele é o chefe dos anjos bons, e são os anjos bons que combatem os anjos maus.
Não devemos nem minimizar, nem maximizar o ministério do maligno.
Ele já foi derrotado na cruz, e o sangue de Cristo já tem poder, a obra da expiação já foi realizada, Cristo já ressuscitou e o Espírito Santo já foi enviado. O resgate já se deu, é oferecido pela Graça e recebido pela fé. O Senhor já reina sobre o universo, a História e a sua Igreja.
A perfeição da Ordem Criada (Éden) será revivida na Ordem Restaurada (Nova Jerusalém).
O mal terá um fim, quando satanás e os demônios forem todos lançados no lago do fogo (Mt. 25,41), também chamado de “segunda morte” (Ap. 20,14).
Devemos evitar cair na irresponsabilidade moral atribuindo aos demônios os males que são fruto de nossa opção, com natureza caída e pecadores. Não sejamos, portanto, ”caluniadores de satanás”.
O racionalismo e o liberalismo teológico haviam negado a existência de Satanás e dos demônios.
A teologia conservadora clássica (como fizera com os anjos bons), afirmava a sua existência, mas pouco elabora na prática do cotidiano dos fiéis. O pós-pentecostalismo e a teologia da “batalha espiritual” os vulgarizou e hipertrofiou o seu poder, além de, em uma atitude irracional, anti-científica e anti-bíblica, atribuir tudo aos mesmos. Nem indiferenças, nem irresponsabilidade, nem angústia opressiva.
Devemos rejeitar as representações pictóricas aterradoras (fruto da imaginação dos artistas), pois o mal não é incompetente em “marketing” ou em “relações públicas”, podendo aparentar beleza, bondade e prodígio.
O mal, que ele nos tenta, pode estar em nosso caráter, em nosso temperamento, e em nossa ética.
Devemos evitar o dualismo de fundo bramânico, entre “alma” (boa) e “corpo” (ruim). O ser humano foi criado integrado, caiu integrado e é restaurado integrado. “Carne” na Bíblia não é igual a Corpo (muito menos a sexualidade) mas a natureza caída (integrada). Lutero disse: “Jesus veio em carne e não pecou; Satanás não tem carne e peca todo o tempo”.
A Palavra e o Espírito vão nos libertando dos condicionamentos culturais e nos forjando como “novas criaturas”. A presente ordem, e o poder do mal, são transitórias. A nossa esperança é escatológica, “pois a antiga ordem já passou” (Ap. 21,4b).
Conclusões
Com o ocaso da modernidade vão-se os seus mitos: a bondade natural, o progresso, a razão (ciência) e as utopias globais. Volta a ambigüidade moral (e o pecado), os avanços e as decadências, a sensação de limitação nos empreendimentos e instituições humanas, e a redescoberta do além-razão no ser humano: o místico, o estético, o erótico, o lúdico, o intuitivo etc.
Há uma redescoberta do antes desvalorizado. A construção do futuro, porém, não se faz com um mero retorno ao passado (e aos seus males). O angélico e o demoníaco voltam como temas e realidades, vencendo-se, porém, os “sincretismos protestantes” e as “superstições evangélicas”, estranhas ao espírito e a proposta da Reforma.
Nem o reducionismo psicanalítico, nem o reducionismo dos “cultos de descarrego”.
A consciência do místico, do transcendente e do espiritual, não nos leva à alienação da História e das nossas responsabilidades como cidadãos e pessoas plenas.
Pois o bem e o mal, e suas potestades, se relacionam com os poderes políticos históricos, como procurou demonstrar Agostinho de Hipona em sua “Cidade de Deus”.
Que os Anjos do Senhor acampem ao redor de nós.
_____________________________________________
Fonte: http://www.catolicosdobrasil.com.br  Artigo originalmente escrito por: Padre Félix, Uma demonologia bíblica. Disponível em: http://www.padrefelix.com.br/anjos28.htm



domingo, 4 de dezembro de 2011

Porque sofremos quando amamos - Pe. Fábio de Melo - Programa Direção Esp...

O tempo de Ser Feliz.

Acorde todas as manhã com um sorriso. 

Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. 

Seja seu próprio motor de ignição e tenha Fé. 
O dia de hoje jamais voltará. 
Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que você tem na vida.

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem, fé e confiança! 
Trace objetivos para cada dia. 

Você conquistará seu arco-íris,  um dia de cada vez. 
Seja paciente. 

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, 
pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade. 

Acredite, seu valor está em você mesmo. 
Não se deixe vencer, não seja igual,  seja diferente. 
Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias ... 

Conscientize - se que a verdadeira felicidade está dentro de você. 
A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar. Estenda sua mão. 
Compartilhe. Sorria. Abrace.

A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros 
sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos. 

O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, 
ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, 
é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.

Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, 
como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
 
O tempo para ser feliz é agora. 
O lugar para ser feliz é aqui!

__________________________________________
Edição: Junior e Fatinha - Casal Assessor - ECC.



DEUS Faz.




DEUS faz.
Mas você pode colaborar...

Só DEUS pode criar
Mas você pode valorizar o que ele criou.

Só DEUS pode dar a vida
Mas você pode transmiti-la e respeitá-la.

Só DEUS pode dar a fé.
Mas você pode dar o seu testemunho.

Só DEUS pode dar a paz.
Mas você pode semear a união.

Só DEUS pode dar a força
Mas você pode apoiar quem desanimou.

Só DEUS pode infundir esperança.
Mas você pode restituir a confiança ao irmão.

Só DEUS pode dar o amor.
Mas você pode ensinar o seu irmão a amar.

Só DEUS pode dar alegria.
Mas você pode sorrir a todos.

Só DEUS é o caminho.
Mas você pode indica-lo aos outros.

SÓ DEUS é a luz.
Mas você pode fazê-la brilhar no mundo.

Só DEUS é a vida.
Mas você pode dar aos outros a alegria de viver.

Só DEUS pode fazer o impossível.
Mas você poderá sempre fazer o que for possível.

Só DEUS pode fazer milagres.
Mas você pode fazer sacrifício.

SÓ DEUS pode fazer a semente do bem germinar.
Mas você pode plantá-la no coração humano.

Só DEUS se basta a si mesmo.

Mas ...ELE preferiu contar com você.



__________________________
Edição - Junior e Fatinha
Casal Assessor Diocesano. ECC.