O que é o ECC?

Minha foto
Paróquia nossa Senhora da Conceição de Quixeré, Ceará, Brazil
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Video: Eu não esqueço - Diego Fernandes

Aumente o volume e experimente a misericórdia de Deus... 
Música "Eu não esqueço" do novo CD "Não desista de viver" de Diego Fernandes.



Letra:
Eu não entendo um Deus assim
Tão louco de amor por mim
Eu não mereço, sou tão fraco,
Porquê ele me escolheu
E para confundir os fortes
Gravou meu nome em sua mão
Deus voce me levantou do chão
Enquanto a multidão jogava pedras
Deus voce me perdoou
E desse amor eu não esqueço.

-------------------------------------------------------
Edição: Junior e Fatinha. ECC/Quixere-CE

sábado, 23 de abril de 2011

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia


        Durante o Sábado Santo, também conhecido como Sábado de Alleluia, a Igreja permanece em pensamento junto ao sepulcro do Senhor, meditando a Sua paixão, a Sua morte e a Sua descida à mansão dos mortos e, esperando na oração e no jejum, a Sua Ressurreição. No dia do silêncio, a comunidade cristã vela como se estivessem junto ao sepulcro. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar nas Igrejas está despojado. O sacrário aberto e vazio. Neste dia, à noite, há uma Vigília Pascal em que os fiéis estão reunidos em oração durante toda a noite até ao amanhecer de Domingo. À meia-noite, é celebrada uma missa, a conhecida como "a Missa da Aleluia" e é a Missa Pascal do Domingo da Ressurreição. Os sacerdotes e os ministros revestem-se de branco para a Santa Missa. A Vigília de Páscoa, também chamada de Vigília Pascal, é a celebração mais importante do calendário litúrgico Cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.


Reflexão 

      Para muitos, o Sábado de Aleluia é apenas um dia de faxina ou de preparação para a Páscoa. No entanto, esse dia sem liturgia tem um significado espiritual próprio. Jesus morreu por nós, e permaneceu três dias no sepulcro. Assim, também deveríamos nos dedicar com plena consciência ao teor espiritual desse dia. Isso acontece melhor em meio ao silêncio, quando nos posicionarmos quanto à verdade e à situação sepulcral de nós mesmos.
      Cristo desceu ao reino da morte, ao Hades, o reino das sombras. Posso imaginar como Jesus desce aos cantos tenebrosos de minha própria existência. O que excluo da vida? Quais os lugares para os quais não gosto de olhar? Onde foi que tratei de recalcar alguma coisa, empurrar algo para as câmaras escuras de minha alma? Para onde me nego a olhar? O que pretendo esconder de mim mesmo, dos outros e de Deus? Jesus propõe-se descer exatamente a esses rincões da morte e da escuridão, para mexer em tudo o que há de escuro e rançoso em mim, tudo o que há de mortiço e entorpecido, e então despertar-me para a vida.
       Os ícones da Igreja oriental sempre representam a ressurreição de Jesus com Cristo subindo do reino dos mortos, trazendo consigo os mortos pela mão. No dia de Sábado de Aleluia permito que Cristo desça até o meu reino dos mortos, para que tome todos os mortos pela mão, inclusive o que há de morto em mim mesmo, e nos reconduza à luz, a fim de despertar-nos para a vida.
       Cristo esteve no sepulcro. Assim, o Sábado de Aleluia convida-me a olhar para minha própria situação sepulcral. O que me caberia enterrar? Que feridas em minha história de vida precisam ser enterradas de uma vez por todas? Quando sepulto todas as ofensas, paro de usá-las como armas para agredir as outras pessoas. Não as carregarei mais em mim mesmo, como se fossem uma recriminação tácita aos que feriram em algum momento. Com isso, posso descartar minha mágoa, meus ressentimentos e minha irritação. Não preciso de mais nada disso como pretexto para justificar minha recusa a olhar a vida de frente.
        Pretendo sepultar também os sentimentos de culpa que consomem e dos quais não consigo me afastar. Preciso ter confiança em que Cristo também desceu ao meu sentimento de culpa e a todo martírio interno que imponho a mim mesmo, com auto-acusações; e desceu até aí para libertar-me. Quando paro de andar em círculos em torno de minha culpa, aí sim realmente posso despertar para a vida nova.

        No Sábado de Aleluia desço até meu próprio sepulcro e imagino de que forma Cristo repousa lá, a fim de trazer tudo o que lá está para uma nova vida. Cristo desceu ao sepulcro de meu medo, minha resignação, minha autocompaixão e minha morbidez, a fim de salvar-me e transformar-me no mais fundo de minha alma. Para ressuscitar na Páscoa como uma pessoa salva e liberta, preciso ter a coragem de meditar acerca de meu sepulcro e de sepultar tudo o que me distancia da vida.



fonte:http://www.franciscanos.org.br

_________________________________________________________
Edição Junior e Fatinha- ECC/Quixere-CE

domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos.



        Evangelho: (Mt 21, 1-11) - (…) Jesus enviou dois discípulos, e lhes disse: “Ide ao povoado que está em frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os para mim. Se vos disserem alguma coisa, respondei: ‘O Senhor precisa deles e logo os devolverá’”.(…) Os discípulos trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou em cima. Numerosa multidão estendia suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo chão. A multidão que ia na frente e os que seguiam atrás gritavam: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito quem vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”. E, quando entrou em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou e perguntava: “Quem é este?” E a multidão respondia: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia”.

COMENTÁRIO
         O Domingo de Ramos nos introduz na Semana da Paixão do Senhor. A Liturgia de hoje nos oferece dois evangelhos de Mateus; um para a bênção dos ramos (Mt 21,1-11) e outro para a Liturgia da Palavra (Mt 26,14-27,66). Para nossa meditação, vamos nos ater ao evangelho da bênção dos ramos que relata a entrada triunfal de Jesus em Belém.
Uma grande multidão se apresenta empunhando ramos de palmeira e de oliveira. Gritam hosanas e aclamam: “Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Filho de Davi!” Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade ficou agitada e todos perguntavam: “Quem é este homem?”
Jesus, ao contrário dos reis que andavam em carros de guerra, em imponentes cavalos, entra em Jerusalém montado num jumentinho. Jesus é um Rei manso, humilde e pacífico. Mas, ao mesmo tempo, esse Rei é também forte e firme.
Jesus faz justiça devolvendo vida aos excluídos, humildes e necessitados. E o povo o reconhece como seu Rei, seu Salvador. Por isso, estende seus ramos e seus mantos à sua passagem.
Enquanto o povo gritava “Hosana!” - “Salva-nos!” os poderosos ficaram preocupados e agitados. A presença de Jesus é uma ameaça para aqueles que vivem às custas do suor do povo. A simples presença de Jesus já é motivo para sonharmos com a liberdade. Onde Jesus está presente, a opressão está ausente.
As atividades libertadoras realizadas por aquele chamado de: o profeta Jesus de Nazaré da Galiléia desafiam o poder opressor. A vinda do Rei-pobre exige opção, exige uma definição, ou o recusamos ou o aceitamos, não existe meio termo. Esse é o grande desafio. Ficar com o verdadeiro ou com o falso. Ficar com o antigo ou aceitar a Nova Aliança.
Jesus se molda ao nosso modo de ser. É como um sapato confortável e, ao mesmo tempo, é também como aquela pedrinha incômoda que aparece não sabemos de onde. Para estar com ele é preciso abrir mão do poder e assumir o serviço. É dificílima essa decisão, por isso ainda hoje essa dúvida nos incomoda.

Não é fácil aceitar a proposta do Salvador. Todos aguardavam um rei vingador e rodeado de soldados para exterminar os inimigos do povo. A decepção é geral, o Rei se apresenta exigente, sem armas e com propostas de mudanças.
       Mudanças radicais que se trouxermos para os dias de hoje significam abrir mão dos grandes lucros e pensar mais seriamente nos desempregados, nos aposentados, nos idosos e menores abandonados. O Rei exige preocupação com os índios, com os enfermos, e com os preços abusivos dos remédios e impostos.
Todas essas mudanças exigem muito de cada um de nós. Exigem desprendimento e renúncia. Exigem humildade, solidariedade e amor ao próximo. Exigem adesão e muito cuidado para não repetirmos a mesma cena daquela época.
Aderir ao Cristo significa mudar e cuidar para não assumirmos a mesma postura daqueles a quem criticamos, e chamamos de assassinos. É bom lembrar que os mesmos que exaltaram Jesus, também o condenaram.
Mudar significa gritar a Boa Nova da presença de Deus entre nós. É recusar ou aceitá-lo. Quem não muda e não assume o compromisso batismal é como aquele que hoje estende o seu manto e grita “Hosana! Hosana!” e que alguns dias depois, lá está, no meio da multidão e gritando: “Crucifica-o! Crucifica-o!”

( fonte.miliciadaimaculada.org.br )
( autor: Jorge Lorente * Frei Gilson Frede, capuchinho, de Cabo verde)


___________________________________________
Edição Junior e Fatinha- ECC/Quixere-CE


Quaresma: tempo de confissão, por que? Momento de encontro com Deus.

“Quem esconde suas faltas, jamais tem sucesso, quem as confessa e abandona, alcança o perdão”. (provérbios 28,13)


Preparação para o Sacramento da Reconciliação


Por que se confessar?
 Porque é o Sacramento da Misericórdia de Deus. Quase todo dia a gente cai e se levanta. Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque não enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir. No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar no caminho dEle, que é o caminho da santidade. Pela confissão a gente recupera aquele estado de purificação e santidade que recebemos no Batismo.

Quem inventou a Confissão?
         Jesus Cristo. Ele sempre convidou à penitência e à mudança de vida. Ele oferece sempre o perdão. “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15); “Vai e não peques mais” (Jo 8,11); “estão perdoados os teus pecados” (Mt 9,2); “A quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,23).

Por que se confessar com o sacerdote, se ele também é pecador?
 Ninguém cresce sozinho, nem na vida biológica, nem na vida profissional… Nem na vida cristã. Precisamos uns dos outros. Somos uma comunidade de irmãos.
Jesus deu aos Apóstolos (e seus sucessores) o poder de perdoar pecados: “a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (Jo 20,23).
 Só Deus perdoa os pecados. Jesus exerce esse Poder Divino, e, em virtude de sua autoridade, transmite esse poder aos homens, para que o exerçam em seu Nome. Não é o padre quem nos perdoa, pois ele mesmo, ao final da confissão, diz: "Eu te perdoo EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.  É Deus quem nos perdoa através do sacerdote.
 Muitas pessoas não sabem, mas os padres também se confessam com outros padres.  Da mesma forma os bispos, os cardeais e o Papa. Eles também se confessam com frequência e muitos possuem até um orientador espiritual para os auxiliar na caminhada rumo a Deus.


Com que frequência devo me confessar?
        Igreja recomenda AO MENOS uma confissão por ano, na ocasião da Páscoa.  Mas não é verdade que ninguém gosta de receber o salário mínimo? Pois é.  Na nossa vida espiritual também deve ser assim.  Não devemos nos contentar com o mínimo. Devemos nos confessar sempre que nossa consciência nos acusar de alguma falta.

Quais as conseqüências do pecado e da falta de confissão?
        As conseqüências negativas do pecado não são apenas a nível individual. São de igual modo, comunitárias e eclesiais (para toda a Igreja).
Quem não se confessa não terá jamais a benção de Deus, ao contrário, aquele que se chega até Deus arrependido de seus pecados e com o coração contrito, este terá o perdão e a misericórdia do Senhor.






___________________________________________________
Edição: Junior e Fatinha- ECC/Quixeré-CE

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PAIXÃO DE CRISTO

A MAIOR ESPETACULO TEATRAL AO AR LIVRE DO CEARÁ E O SEGUNDO DO BRASIL.

Data: 21 E 22 de Abril de 2011
Horário: Iniciado as 20:00 horas.
Local: Bairro, Nova Morada, próximo a Antiga Cibrazem a 200 metros do Centro de Quixeré/CE. próximo ao trevo da CE 377.


A Atmo-Associação Teatral Monsenhor Oliveira, esta promovendo mais um emocionante espetáculo Da "Paixão De Cristo”, Que Se Realizará com uma estrutura que já é reconhecida como o Maior espetáculo teatral ao Ar Livre do Ceará e o segundo do Brasil ficando atrás apenas de Nova Jerusalém em Pernambuco, este ano vem com um elenco de mais de 250 participantes entre Atores e equipe Técnica, com idades que variam de 10 a 60 anos, todos da própria comunidade, em um palco de mais de 10 mil metros, feito em Pedras e outros materiais, imitando os cenários históricos, onde estarão empenhados em reviver em mais de duas horas os últimos acontecimentos relatados na  Bíblia sobre a vida publica de Jesus Cristo.

 
Breve Histórico.

O espetáculo de Quixeré no ceará é encenado desde 1986, tendo sido suspenso por três anos por falta de apoio,  logo o termina o carnaval, começa os preparativos e a confecção de roupas e cenários. O local, no pé da chapada do Apodi. Em um amplo palco, os atores vão vivenciando por duas horas, em 13 cenários e cerca de 30 cenas, a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sob o céu estrelado do sertão, o público inevitavelmente se confunde com figurantes, sentindo-se um coadjuvante de um passado próximo do que foi um dia, Um Homem, na palestina, que há mais de 2 mil anos, revolucionou o mundo através da palavra de Deus, pregando o amor de Deus, seu Pai.


         Entre um ato e outro, uma multidão movida pela fé caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas a época de Cristo, revivendo sua saga e renovando sentimentos cristãos. Do sermão a ressurreição, os olhos atentos acompanham a Paixão de Cristo resultado de grande trabalho de pesquisa e adaptação que já a mais de 21 anos, retrata fielmente a historia. Um sonho transformado em realidade, tornando-se com este trabalho intenso no maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará. 


         Um espetáculo de fé, devoção, sofrimento Cristão, que tem a vida-morte, ressurreição retratada na atmosfera Religiosa, que envolvem o povo na história de Jesus Cristo. É Nessa atmosfera Cristã que mais de oito mil  pessoas todos os anos assistem e participam no período da semana santa, e se emocionam, relembram, fortalecem sua FÉ, através da encenação da Paixão de Cristo na cidade de Quixeré situado à, 198 km de Fortaleza/CE.  

Venha prestigiar este momento que certamente lhe emocionará.


  
  

___________________________________________________________
Edição: Junior e Fatinha. ECC-Quixere/CE

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II



“Deus nos chamou à santidade” (1 Ts 4,7)

           A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se aos católicos e a todas as pessoas de boa vontade para manifestar sua alegria e gratidão a Deus pela beatificação do Servo de Deus, João Paulo II, no próximo dia primeiro de maio. O Papa João Paulo II amava muito o Brasil e visitou nosso País por três vezes. Entre nós, ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como “João de Deus”.

       A beatificação nos incentiva a aprofundar nossa vocação universal à santidade. Na sua primeira mensagem, ele convidou a todos: “abri as portas a Cristo Jesus!” Sua vida foi um testemunho eloquente de santidade, pela grande fé, amor à Eucaristia, devoção filial a Maria e pela prática do perdão incondicional. A Palavra de Deus foi por ele intensamente vivida e anunciada aos mais diferentes povos. A espiritualidade da cruz o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro. De maneira serena e edificante, suportou as incompreensões e oposições, as limitações da idade avançada e da doença.

          O mundo inteiro foi edificado pelo seu empenho em favor da vida, da família e da paz, dos direitos humanos, da ecologia, do ecumenismo e do diálogo com as religiões. Revelou-se um grande líder mundial, um verdadeiro “pai” da família humana. Pediu várias vezes perdão pelas falhas históricas dos filhos da Igreja. Ele mesmo foi ao encontro do seu agressor, na prisão, oferecendo-lhe o perdão. Pela encíclica Dives in Misericordia e na instituição do “Domingo da Divina Misericórdia”, manifestou seu compromisso com a reconciliação da humanidade.

            Foi um papa missionário. Numerosas viagens apostólicas marcaram seu pontificado e incentivaram, na Igreja, o ardor missionário e o diálogo com as culturas. No Grande Jubileu conclamou e encorajou a Igreja a entrar no terceiro milênio cristão, “lançando as redes em águas mais profundas”. Afirmou e promoveu a dignidade da mulher; ampliou o ensino Social da Igreja e confirmou que a promoção humana é parte integrante da evangelização. Valorizou os meios de comunicação social a serviço do Evangelho. A todos cativou pelo seu afeto e sensibilidade humana; crianças, jovens, pobres, doentes, encarcerados e trabalhadores foram seus preferidos.

          O Papa João Paulo II estimulou, especialmente, as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Aos sacerdotes dirigiu, todos os anos, na Quinta-Feira Santa, sua Mensagem pessoal. Leigos e consagrados foram valorizados e encorajados nos Sínodos a eles dedicados, para promover sua dignidade, vocação e missão na Igreja.

          Convidamos, portanto, todo o povo a louvar e agradecer a Deus pela beatificação do Papa João Paulo II. “O Brasil precisa de santos”, proclamou ele na beatificação de Madre Paulina. Sensibilizados por essas palavras, confiamos à sua intercessão a santificação da Igreja e a paz no mundo. Fazemos votos de que seu testemunho e seus ensinamentos continuem a animar a grande família dos povos na construção de uma convivência justa, solidária e fraterna, sinal do Reino de Deus, entre nós.

Brasília, na Solenidade da Anunciação do Senhor.
 _____________________________________________________________________
Edição: Junior e Fatinha - ECC/Quixere-CE

III REVIVER DE CASAIS COM CRISTO

O Evento mais esperado do Ano já tem data Marcada.


III REVIVER DE CASAIS COM CRISTO


Domingo 16 de Outubro de 2011


Programação em breve.


Atrações confirmadas.


Palestra e Show com Lançamento do CD

Um dos maiores cantores da musica Católica Nacional 


Padre Joãozinho.

Animação
Confirmado.
Grupo Força Jovem.
_______________________________________
Edição: Junior e Fatinha/ ECC-Quixere/CE

domingo, 10 de abril de 2011

Diga Não as Drogas.

Solidariedade.


          Certamente todos, viram as reportagens referentes ao ataque realizado em uma escola no Rio de Janeiro, onde 12 Crianças, foram mortas e varias feridas, sobre o assunto já muito comentado na mídia, apenas peço que coloquemos em nossas orações, as vitimas, as familias enfim a todos que direta ou indiretamente estão envolvidos neste acontecimento infeliz, peçamos também a Paz, e que Deus trabalhe neste Corações.


      
         A FÉ trouxe ao homem a palavra de Deus e assim ela foi reproduzida no
coração dele, e ele passou a entender Deus.            



__________________________________________________________

Edição: Junior e Fatinha - ECC/Quixeré-CE

sábado, 9 de abril de 2011

Fotos: Encontrão de março 2011

Encontrão de Março da Igreja Matriz, tivemos um maravilhosos momento de adoração e uma palestra ótima com o Seminarista Djavan.

Mais de 40 Casais Estiveram neste encontro Abençoado.










Djavan: Seminarista

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vídeo Emocionante: Nick Vujicic (Dublado Portugues)

Este vídeo é Emocionante



Sem Braços e Sem Pernas.

Superação em nome de Deus.

Podemos passar em inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, sempre falta algo.

 
Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.
 

Podemos acomodarmos com a nossa vida e encontrarmos dificuldade em tudo a nossa volta.

Mas podemos superar tudo em nome de Deus, 

Assista o Vídeo é emocionante, certamente lhe causará emoção

______________________________________

Edição: Junior e Fatinha
ECC-Quixeré/CE